
23.04.11
Manaus - O chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-7), tenente-coronel-aviador Carlos Frederico Schonhardt, informou que os motores do avião modelo Sêneca prefixo PT-EFS, que caiu na última quinta-feira às margens da pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, serão submetidos à perícia na próxima semana.
Após o exame preliminar, os aparelhos serão enviados para São Paulo, e analisados por engenheiros da Aeronáutica.
Ontem, a instituição iniciou os trabalhos de recolhimento de dados técnicos, fotografias e relatos de testemunhas aproximadamente uma hora após o acidente, que matou piloto e os demais seis passageiros momentos após a decolagem da aeronave.
O relatório inicial que será emitido pelo Seripa-7 tem prazo de conclusão de 30 dias, mas o tenente-coronel afirmou que, até o final da próxima semana, o documento estará finalizado.
De acordo com o chefe do Seripa-7, a ação inicial foi realizada uma hora após o acidente e prosseguiu por seis horas, até a remoção da aeronave do local. “A equipe trabalhou por seis horas, coletando dados técnicos, fazendo medições, fotografias e relatos de testemunhas. Fizemos também o recolhimento de documentos da aeronave”, explicou.
Schonhardt informou que a partir de segunda-feira, o material será analisado e os motores serão removidos para uma oficina especializada. “Os motores e as hélices serão periciados pelos nossos técnicos, para a emissão de um laudo. A partir dessa análise de documentação e laudo técnico, teremos um dado concreto. O que temos agora são apenas especulações”, disse.
O tenente-coronel ressaltou que o Seripa-7 tem um prazo de 30 dias para enviar o resultado das investigações iniciais para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa), em Brasília, mas espera que o documento esteja concluído até a próxima sexta-feira. “Até o final da semana que vem teremos o relatório inicial, mas não é o conclusivo. Após a análise inicial, os motores serão transportados para São Paulo. Temos que agendar tudo com os engenheiros, requer um tempo”.
O chefe do Seripa-7 explicou que o relatório preliminar com as causas do acidente e suas informações detalhadas será divulgado dentro de um ano, pelo Cenipa. “A investigação tem dois níveis, que é o regional e o nacional. Nós fazemos a parte regional. O laudo final é divulgado pelo Cenipa, inclusive no site (www.cenipa.aer.mil.br)”, destacou Schonhardt.
Acidente
O avião modelo Sêneca, de prefixo PT-EFS, caiu na pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, às 14h52 na última quinta-feira. As sete pessoas que estavam dentro da aeronave morreram na hora. O avião pertencia à empresa Amazonaves Táxi Aéreo, cujo proprietário, Antônio Picão Neto, foi uma das vítimas fatais.
De acordo com a assessoria jurídica da empresa, no avião também estavam a esposa de Antônio, Luciana Fernandes Picão, Mateus Henrique Picão, de 12 anos, filho do casal, a supervisora de cargas da Amazonaves, Janilce Oliveira Nascimento, e a companheira dela, Kelly Cidrônio dos Santos, o piloto da aeronave Valdeir Alencar da Silva, o ‘Mineirinho’, e Magno Souza.
fonte: d24
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado