
Manaus – A pavimentação da BR-319 (Manaus-Porto Velho) deverá ser executada com um novo tratamento de excepcionalidade para a obra por parte dos ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes. De acordo com o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, a pavimentação deve ser retomada a partir de junho, em um trecho de 370 quilômetros que fica no meio da rodovia prevista para terminar em 2013.
Os ministérios preparam para as próximas semanas decreto que dispensará estudos de impacto ambiental para licenciar obras de duplicação e manutenção das estradas que estejam no Sistema Nacional de Viação, informou o jornal.
As regras de facilitação fazem parte de um pacote de decretos que vão flexibilizar o licenciamento ambiental também de linhas de transmissão de energia, portos e investimentos na área de petróleo.
Eles integram o que está sendo chamado de ‘choque de gestão’ na área ambiental, responsável, na avaliação do governo passado, pelo atraso dos investimentos de infraestrutura.
O licenciamento ambiental da BR-319 resultou em atritos entre o então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e dos Transportes, Alfredo Nascimento, na gestão do governo Lula.
Por exigência dos órgãos ambientais, o Dnit retomou os estudos de impacto ambiental (Eia-Rima), já feitos pela Universidade Federal do Amazonas, mas rejeitados pelo Ibama, que exigiu mais amostras da fauna da estiagem e do período chuvoso.


fonte: acriticadehumaita e diario da amazonia
PASSEI NESSA RODOVIA NO MES DE SETEMBRO DE 2011 E UM DESCASO COM O POVO BRASILEIRO QUE PAGA TANTOS IMPOSTOS LEVAR CERCA DE 10 HORAS PARA FAZER 200KMS EM UM PAIS QUE QUER SEDIAR UMA COPA DO MUNDO E UMA VERDADEIRA VERGONHA FORÇA POVO AMAZONENSE!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirA pensar que andei muito pela 319 na década de 70/80. Jamais pensei em ver uma estrada tão im portante desse jeito.É uma vergonhaaaaaaa! Pessoal do Amazonas e de Rondônia,vocês tem que esperniar,gritar,fazer barulho.Que tal uma campanha pedindo pelo amor de Deus,que o IBAMA deixe de embromar e conceder logo a LICENÇA.Lembro que já deveria existir licença.Por que de NOVO!!
ResponderExcluirAté 1982 eu conduzia uma F 4000 com baú frigorífico transportando carne de Porto Velho para Manaus e frango de Manaus para Porto Velho e, mesmo no período chuvoso, percorria o trecho completo entre as 18:00 às 05:00 horas do dia seguinte, período que poderia ser encurtado ou dilatado dependendo das condição das 06 balsas de travessias de rios e igapós entre as duas Capitais. Mas, infelizmente, segundo consta, para incrementar o transporte fluvial por meio de suas balsas um determinado Governador do Amazonas (GM) mandou destruir a maior parte do asfalto e tornou o trajeto praticamente intransponível.
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