
Manaus - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, R$ 1 milhão em armas não letais. Entre os novos armamentos estão 50 pistolas Taser, capazes de liberar uma descarga elétrica que imobiliza uma pessoa momentaneamente, de acordo com o secretário estadual de segurança pública Geraldo Scarpelini.
Os equipamentos foram repassados para a Polícia Militar do Amazonas (PM) e já estão sendo utilizados pelos grupos de policiamento especial, como o Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio) e a Companhia de Operações Especiais (COE), informou o comandante geral da PM, coronel Dan Câmara.
Além das pistolas Taser, entre os equipamentos não letais estão cartuchos de jatos de pimenta, projéteis de tinta lavável e não lavável, projéteis de impacto, cartucho de plásticos e diferentes tipos de granadas (som, luz, fumaça). Segundo Geraldo Scarpelini, a utilização das armas já faz parte do projeto de preparação das forças de segurança do Estado para o período da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que tem Manaus como uma das subsedes.
Para o secretário, a principal vantagem das armas não letais está no fato de colocarem em risco a vida de pessoas, principalmente daquelas que estejam próxima a um confronto entre policiais e criminosos. “As armas de choque, por exemplo, podem ser utilizadas há quatro metros de distância e causam imobilização total”, afirmou Geraldo Scarpelini.
As pistolas Taser paralisam e derrubam os criminosos, permitindo que a polícia possa prendê-los sem causar danos à integridade física dos suspeitos. O secretário de Segurança ressaltou que as armas não letais são recomendadas, principalmente, para uso em locais de grande fluxo de pessoas, em situações em que a polícia deve evitar a utilização de arma de fogo, como em aeroportos, portões de estádios e em grandes eventos. “Essas 50 (Tasers) foram a primeira parte de um total de 800 pistolas que receberemos até 2014. A curto prazo iremos receber mais 200”, revelou Geraldo Scarpelini.
A PM já havia recebido 45 armas doadas pela Senasp, no ano passado. Segundo informações da SSP todo o processo licitatório para a compra dos equipamentos foi feito pela Senasp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado