
Moradores do entorno do terreno onde foi realizada a 29ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, finalizado no último final de semana na avenida Imigrantes, nas proximidades do Hospital de Base ,entraram com uma ação na justiça pedindo o cancelamento e transferência da festa do local, que em muitos dias terminou somente após as duas horas da manhã. Os moradores reclamam “da barulheira e da multidão que se reunia no local durante o evento”.
De acordo com o promotor de justiça Aluildo de Oliveira, do Ministério Público Estadual, alguns moradores, no inicio de junho, fizeram uma denúncia alegando que o local era impróprio e causaria muitos transtornos no local. Caso que está sendo investigado uma vez que antes mesmo do evento iniciar foram solicitados documentos à Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “Todos os documentos serão analisados para que possamos tomar as medidas cabíveis em relação ao caso, que pode ser desde o arquivamento, até um termo de ajustamento de conduta”, disse.
Oliveira acredita que para o próximo ano seja bem possível que a festa não aconteça no mesmo local e afirma que independente desta representação, o Governo do Estado e a Prefeitura estão se reunindo para encontrar um local adequado, reordenando assim o espaço urbano de Porto Velho, causando também menos impacto à sociedade. E destaca que esta medida será válida para grandes eventos como carnavalgada e carnaval fora de época. A iniciativa conta com o apoio de moradores da cidade. A estudante Caroline Maia, que mora próximo ao terreno em que ocorreu o arraial reclama que durante a festa tinha muito barulho, gente, poeira e arruaça, sendo até difícil ficar em casa, pois a festa só terminava de madrugada.
Dúvida
Mas, enquanto não se tem uma resposta em relação a esse caso, a grande dúvida que paira na cabeça da população e em especial dos moradores da região da Imigrantes é aonde será realizada a próxima edição do Arraial. Já que a vontade dos brincantes e do Governo é de que no próximo ano a festa continue no mesmo terreno, localizado na avenida dos imigrantes, entre a Avenida Uruguai e rua Cipriano Gurgel. “As famílias compareceram em massa, responderam de maneira positiva ao novo espaço, as arquibancadas estiveram lotadas durante os dez dias de festa. Foi a melhor festa que realizamos em relação à iluminação som e infraestrutura, sem dúvida a melhor de todos os anos”, comentou a gerente de cultura da Secel, Bebel.
Repórter: Kêyla Xavier
Foto: Juliano Albano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado