
Terezinha Patrícia
da equipe de A CRÍTICA
No Dia do Trabalhador, umas categorias comemoram o “boom” dos empregos, enquanto outras estão preocupadas com o “encolhimento” dos postos de trabalho. Para a maioria, a data de hoje deve servir para uma reflexão, além das festividades.
A atividade bancária já gerou 10 mil empregos no Amazonas, número que hoje está resumido a 3 mil, lamenta o presidente do Sindicato dos Bancários, Nindberg Santos. Segundo ele, a tecnologia “roubou” grande parte dos postos de trabalho nos últimos 10 anos e mais recentemente, a terceirização vem contribuindo para reduzir ainda mais.
Nos dias 13, 14 e 15 deste mês será realizado um encontro estadual para definir a pauta de reivindicação da campanha salarial deste ano. A data-base dos bancários é 1º de setembro.
Empregos
“Oferta de empregos tem demais”, comemora o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomec), Cícero Custódio da Silva. Até julho, ele calcula que as vagas abertas ficarão entre quatro mil a cinco mil. O sindicato aproveita o feriado para lançar a campanha salarial deste ano, numa assembleia que será realizada num clube de campo, na Cidade Nova. Em 2009 eles conseguiram um reajuste de 7%. Agora querem aumentar as conquistas. O setor emprega em torno de 25 mil trabalhadores. A data-base é 1º de julho.
Metarlúrgicos
O Sindicato dos Metalúrgicos lança este mês a campanha salarial 2010. Além dos metalúrgicos, a categoria envolve os polos eletroeletrônico, naval e de duas rodas, com mais de 100 mil trabalhadores, cuja data-base é 1º de agosto.
O diretor de Comunicação do sindicato, Sidney Malaquias, cita alguns pontos que vão constar na proposta a ser apresentada aos patrões: inclusão da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) na convenção para que todas as empresas concedam o benefício ao trabalhador; um modelo de universidade para todos e a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas. Quanto à volta às contratações, Malaquias diz que algumas empresas já começaram a contratar, principalmente do setor eletroeletrônico devido a este ser um ano de Copa do Mundo. As perspectivas de emprego são boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado