21/09/2011 - MANAUS
Em uma semana de greve, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintec) estima que 128 toneladas de correspondências deixaram de ser entregues.
A direção dos Correios no Amazonas atenua o fato e informa que está mobilizando, inclusive, os empregados das áreas administrativas da empresa para garantir a entrega de 90% das encomendas e parte das correspondências, com prioridade para faturas.
A paralisação é por tempo indeterminado, já que as negociações a nível nacional não avançaram até esta terça-feira (20).
O trabalho operacional de correspondências e encomendas consiste nos processos de postagem, transporte, tratamento e distribuição.
O presidente do sindicato, Afonso Rufino, afirma que 277 de 1.420 funcionários aderiram à greve. Há 400 carteiros apenas na capital.
"Em Manaus, entra 32 toneladas de objetos dia para serem entreguem. Com o pessoal da área operacional em greve, só estão saindo 20% disso".
Segundo a direção regional, o percentual de empregados que aderiram à paralisação também diminuiu de 20,39% para 18,42%. Com a queda na adesão e o mutirão realizado no final de semana para entrega de objetos postais, os Correios conseguiram aumentar a porcentagem de carga em dia - passou de 60% para 65%.
A empresa informa ainda que o atendimento nas agências continua normal e que os clientes também podem procurar os Centros de Distribuição Domiciliar (CDDs) mais próximos de suas residências para tirar dúvidas sobre suas correspondências.
No interior, a greve atingiu os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Fonte Boa, segundo Rufino.
Dicas
O atraso das entregas de correspondências que deverão ser pagas, não exime o consumidor de pagar juros e multas.
A alternativa é recorrer ao call center das empresas que enviam a fatura para o e-mail do cliente, ou mesmo à consulta nos sites de operadoras de cartão de crédito e lojas de crediário, que oferecem a opção de imprimir fatura online.
Um exemplo é a NET, onde o cliente portando o CPF e o CEP residencial consegue consultar a fatura. As operadoras de telefonia fixa e celular também oferecem esta opção.
As contas de energia e água podem ser tiradas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e também nos sites da Eletrobras Amazonas Energia e Águas do Amazonas, respectivamente.Reivindicação
Os trabalhadores dos Correios querem piso salarial de 3,5 mínimos, além da reposição de perdas salariais entre 1994 a 2010 (24,76%), cesta de alimentação e refeição no valor de R$ 300 e jornada de trabalho de seis horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado