ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

terça-feira, 5 de abril de 2011

SSP começa capacitação de policiais para Ronda do Bairro


05.04.11 - MANAUS

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), iniciou nesta terça-feira (5) a capacitação de policiais civis e militares para o programa Ronda do Bairro. No curso, que se estende até o dia 4 de maio, além de um treinamento intensificado para o combate ao crime, os policiais também vão aprender noções de direito penal e aprimorar a atuação junto à comunidade. A aula inaugural ocorreu no Colégio Militar da Polícia Militar Marcantonio Vilaça.


O treinamento do efetivo de policiais civis e militares é uma das bases para a implantação do Ronda do Bairro no Estado. O programa, que é uma das prioridades definidas pelo governador Omar Aziz para reforçar a segurança pública no Amazonas, prevê colocar a cada raio de 3 km², em áreas previamente mapeadas, uma ronda policial fixa composta de uma viatura, duas motos e 18 policiais.


“O projeto visa o policiamento ostensivo mais eficiente em áreas mais desguarnecidas. É um compromisso do governador que será vital para a segurança pública do nosso Estado, será um acréscimo muito grande na segurança”, disse o secretário da SSP, Zulmar Pimentel.


Na primeira turma de capacitação para o Ronda do Bairro, a SSP está treinando 260 servidores da área de segurança, entre sargentos, cabos, soldados, escrivães e investigadores das Polícias Civil e Militar. Todo o curso será realizado no Centro de Formação e Aprefeiçoamento de Praças, localizado no Comando Geral da Polícia Militar, em Petrópolis, zona sul. Na semana passada, a secretaria também ofereceu treinamento para delegados de polícia, com aulas sobre temas como Direitos Humanos e Legislação Brasileira, incluindo abordagens relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às leis que tratam de violência doméstica, crimes ambientais e de baixo potencial ofensivo.


Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David, o treinamento do efetivo policial é o primeiro passo para a implantação do projeto piloto do Ronda do Bairro, sendo essencial para que os servidores reforcem e atualizem os procedimentos necessários para atuar como polícia comunitária. “A nossa estrutura vai melhorar exatamente porque vai melhorar a conduta. É a conduta de polícia comunitária. Ter o policial militar mais próximo à comunidade, trabalhando na questão da prevenção ao crime, dos direitos humanos, e atuando em sintonia com a comunidade”, disse o coronel.


De acordo com o diretor de capacitação e treinamento da PM, coronel Lindomar Gonçalves de Vasconcelos, uma das novidades do curso serão as aulas de Geoprocessamento, para ensinar os policiais a utilizarem os equipamentos que serão instalados nas viaturas policiais. “Como o Ronda do Bairro vai atuar com muita tecnologia, os policiais vão ter aula de geoprocessamento para poder utilizar o equipamento que será instalado nas viaturas. Isso vai possibilitar um melhor levantamento das ocorrências e o melhoramento da nossa base de dados criminal”, destacou.


Para a implementação do Ronda do Bairro, o Governo do Estado planeja investimentos da ordem de R$ 200 milhões este ano, destinados a equipar e treinar os policiais. Até 2012, a expectativa é aumentar em cerca de 5 mil o efetivo policial, a partir de um concurso que está em andamento, com 2,4 vagas, e outro concurso anunciado para o próximo ano, com mais 2,5 mil vagas.


Foto:Nonato Duarte / AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado

Total de visualizações de página