ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PAI vai atender municípios em emergência na Calha do Juruá


14.04.11 - MANAUS

Os municípios e comunidades localizados na Calha do Juruá – onde Envira, Guajará, Ipixuna, Eirunepé e Itamarati decretaram situação de emergência em função da subida do nível dos rios – vão receber prioritariamente os serviços gratuitos do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) do Governo do Amazonas. O barco Puxirum saiu de Manaus nesta quarta-feira (13), data que também marcou a inauguração da agência fluvial do Banco do Brasil que passa a integrar o projeto.

A partir do próximo dia 26, dia previsto para chegada da embarcação a Envira, o PAI vai oferecer atendimentos nas mais diversas áreas, como consultas médicas, oftalmológicas, odontológicas e pediátricas; emissão de documentação básica; e serviços previdenciários e bancários. A meta é percorrer 23 comunidades rurais e indígenas do Juruá nos próximos três meses e meio.

Presente ao evento de abertura do calendário de atividades do PAI, o governador do Amazonas em exercício, José Melo, ao lado da primeira-dama Nejmi Aziz, disse que o projeto social será fundamental no apoio às famílias do Juruá atingidas pela cheia dos rios. “Estamos saindo no momento certo e o PAI será mais uma ajuda nesse momento”, afirmou.

Segundo Melo, os atendimentos em saúde serão prioridade nesta edição do projeto social que pretende realizar pelo menos 60 consultas médicas diariamente. “O PAI conta com uma equipe médica multiprofissional que vai poder ajudar os municípios, principalmente no que diz respeito às doenças que surgem com as cheias”.

O governador em exercício também reafirmou o compromisso do Governo do Estado em adquirir mamógrafos para hospitais dos 61 municípios e para as três embarcações do PAI. “A licitação já foi feita, os aparelhos já foram garantidos e só estamos aguardando a entrega”, informou, ao complementar que o Zona Franca Verde deverá ser o primeiro barco do PAI a ser contemplado.

Na opinião da primeira-dama Nejmi Aziz, que aproveitou a oportunidade para visitar todos os espaços do barco Puxirum, o principal benefício do PAI é promover a cidadania apesar das dificuldades geográficas do Estado. “Como o governador Omar Aziz sempre diz, nós estamos aqui para cuidar de todas as pessoas até nos lugares mais distantes”, defendeu.

Este ano, pela primeira vez, os três barcos integrantes do PAI (Puxirum, Puxirum II e Zona Franca Verde) irão navegar simultaneamente nos próximos 60 dias. Conforme a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), serão iniciadas novas missões na Calha do Purus, a partir do dia 27 deste mês, e no Médio Solimões a partir do mês de junho.

Desde 2003, o PAI facilita o acesso da população do interior às políticas públicas do Governo Estadual, tendo realizado mais de 2,1 milhões de atendimentos, contemplando mais de 600 mil pessoas, em 269 comunidades rurais de 57 municípios. O projeto conta com parcerias de 12 órgãos das esferas estadual e federal.

Banco fluvial

Nesta quarta-feira, também foi assinado um termo de cessão para instalação de agências fluviais do Banco do Brasil nos barcos do PAI. O acordo foi assinado pelo governador do Amazonas em exercício, José Melo, a secretária estadual da Assistência Social, Regina Fernandes, e o superintendente regional do Banco do Brasil, José Amarildo Casagrande.

Serão oferecidos serviços de recebimento de guias de convênios; títulos compensáveis; tributos municipais, estaduais e federais; pagamento de benefícios sociais e do INSS; saldo e saque em conta corrente, poupança e Poupex; e encaminhamento de propostas de contas correntes, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.

“É uma gama de novos serviços do PAI, junto ao Banco do Brasil, extremamente importantes para os nossos ribeirinhos que não têm acesso e que precisam da nossa ajuda. É um aporte a mais, extremamente importante que vai permitir o acesso mais fácil sem que o povo do interior precise se deslocar de seus municípios”, salientou José Melo.

AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado

Total de visualizações de página