
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu treze ônibus durante a Operação Sucata, realizada na madrugada desta terça-feira (19) em Manaus. As fiscalizações, que iniciaram às 5h da manhã, ocorreram nas Avenidas João Machado, no bairro Planalto, zona centro-oeste, e Camapuã, no bairro Cidade Nova, zona norte.
Os agentes do Detran-AM flagraram as irregularidades na saída da garagem das empresas, antes do início do transporte de passageiros. Dos treze veículos apreendidos, seis são do transporte coletivo da cidade, cinco operam no transporte de funcionários para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e dois no transporte escolar.
Entre as infrações constatadas durante a fiscalização, destaca-se o licenciamento em atraso de seis ônibus, principalmente no transporte coletivo. Os demais veículos foram apreendidos por causa de pneus carecas, parabrisa trincado e extintor de incêndio com data de validade vencida.
Os dois veículos de condução escolar apreendidos estavam com pneu careca. Um deles faz o serviço nos ramais (da área rural) e o outro faz transporte de criança na área urbana de Manaus. O pneu é um equipamento fundamental para que o veículo mantenha estabilidade na via. Não há como continuar circulando com esse tipo de erro. Numa emergência, eles poderão não funcionar, afirmou o fiscal do Detran-AM, Fernando Santana.
Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, o órgão realiza regularmente operações para fiscalizar as condições dos ônibus que fazem o transporte coletivo em Manaus. Ano passado, pelo menos vinte veículos foram retirados de circulação por causa de infrações. O nosso objetivo é a regularização desses ônibus que fazem o transporte de passageiros em Manaus. Esse ano, nós faremos operações de trânsito no sentido de tirar de circulação veículos com problemas documentais e condições inadequadas de circulação, disse.
Ainda de acordo com Mônica Melo, o Detran-AM vai aumentar a fiscalização para que os veículos em condições inadequadas de funcionamento deixem de circular. Enquanto existirem ônibus que não oferecem condições de segurança necessárias para a população e que, de alguma forma, atrapalham o trânsito em função de panes estaremos atentos, afirmou.
Essa foi a segunda fiscalização da Operação Sucata feita pelo Detran-AM este ano. Semana passada, o órgão apreendeu nove ônibus com irregularidades, oito deles atuavam no transporte coletivo. Os ônibus apreendidos nesta terça-feira foram levados ao Complexo de Exames de Direção Veicular do órgão, que fica no bairro Santa Etelvina.
As empresas que tiveram os ônibus apreendidos na fiscalização foram multadas e só poderão retirar os veículos mediante regularização física e documental, além do pagamento das taxas de hospedagem, guincho e liberação.
A diretora presidente do Detran-AM afirma que a população pode denunciar irregularidades no trânsito para a ouvidoria do órgão, através do site www.detran.am.gov.br ou por meio do telefone (097) 3236 6044.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado