08.12.10
O governador Omar Aziz teve encontro na manhã desta quarta-feira, dia 8 de dezembro, em Brasília, com o futuro ministro chefe da Casa Civil da presidenta eleita Dilma Rousseff. Palocci foi muito receptivo e reafirmou os compromissos assumidos por Dilma com o Amazonas em relação à Zona Franca de Manaus e à garantia de recursos para projetos de infraestrutura, habitação, saneamento, entre outros.
Omar se articula em Brasília para garantir o cumprimento dos compromissos de campanha que Dilma e Lula assumiram com ele, dentre os quais a prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e a extensão para a Região Metropolitana, garantia de recursos para o novo sistema viário e projetos de mobilidade urbana, além das obras da Copa de 2014, recursos para as próximas fases do Prosamim na capital e interior, para Saúde e Segurança Pública.
O governador se disse satisfeito com a receptividade de Palocci e de todos os outros membros do primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, com quem vem reunindo, em Brasília, desde a última segunda-feira, em busca de recursos para seus projetos de governo.
Omar aproveitou a ida a Brasília onde participou do evento de assinatura de convênio do PAC 2, com o presidente Lula, na segunda-feira, dia 6, e agendou reuniões para tratar dos interesses do Estado.
“São articulações importantes nas quais estamos obtendo sucesso na equação de vários problemas, entre eles o da Arena, cujo repasse do empréstimo estava emperrado e vai ser liberado em tempo hábil para que o estádio possa ficar pronto para a Copa do Mundo; a questão da logística de transporte, onde tive a garantia de que os processos estão caminhando para a construção de um novo porto privado e a revitalização do porto público. Além disso, obtive sinal verde para novos projetos que vão constar no planejamento da próxima etapa do PAC 2”, disse Omar.
articulações
Ainda na segunda feira, o governador encontrou-se com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, encarregado de fazer a ponte entre Omar e os demais ministros. Em seguida, teve reunião com a futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que garantiu verbas das próximas etapas do PAC 2 para o sistema viário da cidade, deu boas notícias sobre a BR-319 e pediu que sejam apresentados os projetos do Estado para serem inseridos no planejamento da União. Com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, tratou sobre as obras da Copa de 2014.
Na terça, dia 7, esteve com o secretário Executivo dos Portos, Augusto Wagner onde tratou sobre a obra do novo porto privado na Siderama, cuja licitação está em curso; depois, com o ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage e com o ministro do TCU, Valmir Campelo, com quem falou sobre a liberação do empréstimo de R$ 400 milhões do BNDES para as obras da Arena da Amazônia e em seguida, com ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, sobre o processo de reintegração e revitalização do porto público de Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado