08.12.10 -
Mais de 30 mil pessoas são esperadas pela Arquidiocese de Manaus para a tradicional procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que deve percorrer ruas e avenidas do Centro da cidade por, aproximadamente, uma hora e meia, na tarde desta quarta-feira (8).
Conhecida, também, como Nossa Senhora de Candeias, dos Navegantes, da Piedade, Virgem Maria e até Oxum, a deusa dos rios para o Candomblé, a padroeira do Amazonas é festejada pelos fiéis desde o início do mês e tema central da missa solene que acontece às 10h de hoje, na Catedral Metropolitana, na praça Oswaldo Cruz, Centro.
A missa será presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio.
Por cair em uma quarta-feira, o dia de Nossa Senhora da Conceição deve levar um número maior de pessoas às festividades, inclusive à procissão, segundo o coordenador da Pastoral de Comunicação, padre Anselmo Dias.
“Esperamos a cada ano uma maior participação popular nesta tão bonita festa da fé. E o fato de este dia cair no meio da semana também favorece essa nossa estimativa”, destaca.
Os fiéis começam a se concentrar para a procissão na Catedral Metropolitana, onde às 15h acontece o Ofício Solene de Nossa Senhora, um momento de reflexão e orações que precede a caminhada.
Procissão
Com o tema “Sob o Olhar de Nossa Senhora da Conceição, caminhamos com Jesus”, a procissão deve sair da Catedral Metropolitana por volta das 16h30 e percorrer as ruas e avenidas Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, 10 de Julho e Eduardo Ribeiro, como já é costume.
“Maria, mãe de Jesus, é nossa mãe também. E toda mãe procura olhar por seus filhos. Assim, sob o olhar dela, vamos caminhar com Jesus e todos os nossos irmãos, pois ela estará conosco, nos protegendo e rogando por nós. É esse conforto que vai acompanhar os fiéis nessa procissão”, disse padre Anselmo.
Ao final do percurso, uma missa campal de Ação de Graças será presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, no cruzamento das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro.
Após a missa, a Arquidiocese promove a 5ª Noite do Arraial, que acontece em frente à Catedral e se estende pela noite.
Arraial
A primeira Noite do Arraial aconteceu na última sexta-feira (3), em frente à Catedral, após a novena que teve o tema “Nossa Senhora da Conceição, ajudai-nos a promover a cultura da vida!”.
Sábado, domingo e a última terça-feira foram as outras noites em que o arraial foi realizado. Mas as novenas começaram no primeiro dia do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado