ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Samu detecta uso de álcool em 90% dos acidentes de trânsito


Manaus - Cerca de 90% das vítimas de colisão de trânsito atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Manaus, nos primeiros sete meses deste ano, estavam sob efeito de bebida alcoólica. A estimativa é do gerente do órgão, médico Ruy Abrahim.

De janeiro a julho deste ano, o Samu fez 2.931 atendimentos a vítimas de colisão no trânsito, uma média de até 13 casos por dia. A lei federal 11.705, mais conhecida como ‘lei seca’, proíbe o motorista de dirigir sob efeito de álcool. De acordo com o Ministério da Saúde, uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. Segundo o ministério, o motorista que dirige sob efeito do álcool sofre diminuição dos reflexos e tem sérios riscos de se envolver em acidente de trânsito.

Em relação ao ano passado, os atendimentos a vítimas de colisão cresceram 33%, foram cerca de 730 casos a mais de janeiro a julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.201 casos.

Ocorrências

Os atropelamentos, agressões físicas e colisões são as principais ocorrências atendidas pelo Samu, que até julho já realizou 6.760 atendimentos, um crescimento de 20,63% no número geral de assistências prestadas pelo serviço à população, em relação ao ano passado.

Pelas estatísticas do órgão, com exceção dos atendimentos relacionados à agressão física houve um aumento em todos os tipos de ocorrências assistidas pelo Samu, como vítimas de atropelamentos, de ferimentos por arma ‘branca’ e ferimentos por arma de fogo.

Fatores

Segundo Ruy Abrahim, o aumento geral dos atendimentos do Samu está associado a dois fatores: ao ‘inchaço’ populacional desordenado e a consequente elevação da violência na cidade. “A população aumenta e, com ela, a violência também”, afirmou o médico, prevendo que a tendência é de que os números finais de 2010 superem os 9.935 atendimentos de 2009.

O médico estima também que 2011 deverá registrar mais casos que este ano. “Ano que vem vai ser maior ainda, pois a violência interpessoal aumenta a cada dia”, observou o gerente do Samu.

Abrahim destacou ainda que um outro aspecto fundamental, que reflete nas estatísticas, é o melhor aparelhamento do serviço. Conforme ele, hoje o Samu conta com 26 ambulâncias, das quais quatro com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. O gerente lembrou que, ao todo, 700 profissionais atuam nas assistências às vítimas, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, motoristas, entre outros.

Velocidade

A diretora-presidente do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, disse que, pelos levantamentos do órgão, não é a bebida alcoólica a principal causa dos acidentes de trânsito ocorridos em Manaus. Segundo ela, a principal causa de trânsito é o excesso de velocidade.

fonte: d24am

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado

Total de visualizações de página