ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

ESTE BLOG SAIRA DO AR DIA 20 DE JANEIRO

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Procura pelo Disque-Mulher ainda é pequena


Manaus - Desde sua criação em março, até junho desse ano, o Disque-Mulher (0800 92 6644) da Prefeitura de Manaus recebeu 198 ligações, das quais 114 foram trotes. De acordo com a gerente de Promoções do Direito da Mulher, Glória Carvalho, a participação das mulheres vítimas de algum tipo de violência ainda é tímida e poucas conhecem o serviço.

A maioria das ligações recebidas, 42, foi para obter informações e pedir orientação. Em seguida aparece violência doméstica, agressão física e psicológica. Foram 11 denúncias das quais em seis a vítima era companheira, em quatro esposa, 2 pessoa amiga e uma mãe do agressor.

Foram registradas ainda cinco denúncias de agressão física seguida de cárcere privado e ameaça de morte, cinco denúncias de violência doméstica, moral e patrimonial e cinco ameaças de morte.

Os principais denunciados foram os maridos, companheiros, companheiro das amigas, genros e cunhados. As denúncias foram feitas principalmente por familiares, vizinhos, amigos e pela própria vítima.

De acordo com Glória Carvalho, a faixa etária das vítimas é de 20 a 35 anos e na maioria dos casos o agressor é marido da vítima e age sob efeito do álcool. “Geralmente, essas vítimas são mulheres com vulnerabilidade social e dependentes do marido”, afirmou.

A gerente ressaltou que dificilmente após o contato por meio do 0800 92 6644 a vítima leva a denúncia adiante.
Quando entram em contato por meio do 0800, as pessoas são orientadas a procurar um dos órgãos parceiros, como a Delegacia Especializada em Crimes contra Mulher (DECCM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado

Total de visualizações de página