
O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) vai apresentar uma emenda ao orçamento para transformar a Fundação Hemoam, banco de sangue público do Amazonas, em um hospital. O valor da emenda deve ser de R$ 35 milhões, o equivalente ao total do custo do projeto, que prevê a construção do prédio de acordo com as normas do Ministério da Saúde e também a aquisição dos equipamentos.
A decisão de apresentar a emenda foi tomada depois de uma visita ao Hemoam, na segunda-feira à tarde, a convite da diretora do órgão, Leny Passos, e membros da diretoria, que apresentaram o projeto do hospital.
Em seguida, o senador visitou as instalações e conheceu o trabalho dedicado da equipe de funcionários que atua no Hemocentro. Ele conversou com vários pacientes, ouvindo relatos das dificuldades do tratamento, já que é preciso fazer exames, como ultrassom e raio-X, em outras clínicas ou hospitais. “Esses pacientes têm baixa imunidade e ficam expostos a diversas doenças quando precisam fazer exames em outros locais. Um hospital agregaria tudo em um só lugar”, explica Leny Passos.
Inicialmente, o senador havia sugerido que a proposta fosse apresentada como emenda de bancada, mas depois decidiu apresentá-la individualmente.
Arthur disse que ficou muito sensibilizado com a dedicação dos funcionários, o empenho da atual gestão e a luta dos pacientes. “Você fica muito chocado com a situação dos pacientes, quando você não está acostumado, pela convivência diária, com isso. Entendo que eles precisam de ajuda e é meu dever ajudá-los no que for possível”, afirmou.
O senador também conheceu o trabalho do Grupo de Apoio às Crianças Portadoras de Doenças do Sangue – Raio de Sol, uma OSCIP sem fins lucrativos que apoia crianças portadoras de doenças malignas e benignas do sangue em tratamento no hemocentro. Segundo o presidente do Raio de Sol, João Lima, o grupo atende a 500 famílias que não têm como se manter nem onde ficar em Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado